quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Vamos Pensar Nisso-Texto Rita Weiner

pensa bem…
O BORN AGAIN começou com a proposta de reconstruir roupas em um mundo já saturado delas, pedindo doações a desconhecidos e conhecidos pela internet com a intenção de misturar a história das roupas e das pessoas .

Na minha opinião roupas são mais do que pedaços de pano. Elas te acompanham vida afora, elas são testemunhas dos seus melhores e piores momentos. Mas hoje o mundo anda tão descartavel não é?

o BORN AGAIN começou assim, sem pretenção de mudar o mundo assim continua. Acontece que o destino tem vários caminhos, e o acaso traz sempre novidades, e no caminho do trabalho passei a perceber algumas questões que me trariam um novo rumo.O quão descartavel pode ser a moda de hoje?, e indo mais fundo , como chegar a preços tão baixos, quando fazer uma roupa de qualidade exige tantos cuidados?. E quem faz essas roupas? e ganha quanto? E como vive essa pessoa para que vc tenha seus 15 minutos de felicidade histérica ao comprar uma peça “igualzinha” a da marca cara por 20 dolares. ( e que desrespeito com quem criou essa peça né ) O fast fashion é claro uma invenção dos americanos ,e na minha opinião com a consultoria do diabo. É uma resposta talvez a uma situação aonde tudo estava ficando caro demais, a crise, é democratico, mas a que preço? E já chegou ao brasil, claro com menos qualidade ainda, burlando mais regras, leis e impostos, pagando pouco para os estilistas recém formados que já aprendem q a vida é assim, que a função deles é só reproduzir criações alheias…e pra piorar é a cópia da cópia. Pronto! mais um milhão de marcas pelo Brasil, produto ruim com uma embalagem bonita, esse Brasil novo que tb já é grande cliente da mão de obra asiatica, e o que acontece por lá são outros quinhentos.Uma situação triste de exploração de seres humanos , incluindo crianças que trabalham para fazer a sua ( ou nossa ) roupa da H & M , Gap ou etc…ganhando menos de um dolar por dia, trabalhando até 16 horas /dia em um esquema insalubre e deprimente. Quer saber mais, vai no google : “sweatshop” em tradução literal consumosuado. Mas é muito mais do que isso.

Ai, Vc usa uma semana e a roupa já mostra sinais de cansaço, enche de bolinha, distorce o tecido, rasga na lateral…tudo bem, custou barato e já valeu, já que aquela tendência só durou dois dias mesmo. Pode jogar fora, ou passa pra frente, pra onde? Ah, pra frente… Foi se o tempo que dava vontade de guardar uma roupa para passar de mãe para filha. E tem coisa mais Linda que usar uma roupa que a sua mãe usou quando tinha a sua idade? É o passado e o futuro em completa sintonia e isso para mim é o mundo de hoje. A natureza e a tecnologia trabalhando juntas sem lesar o universo. Um dia a gente já achou que a partir do ano dois mil o mundo seria jetsons e raios lazers. O luxo seria o carro que voa, mas não. Luxo é ter um lugar na frente do mar aonde de preferência , vc use a energia do sol para assistir tv e desligar o lap top , numa cama linda e confortável toda forrada de algodão natural ,colhido sem o uso de agrotóxicos .

Enfim, isso é mais para um desabafo do que para um manifesto. Eu mesma fui até pouquissimo tempo atrás consumidora voraz de fast fashion.Nunca virei a etiqueta de composição para saber onde foi fabricada aquilo que eu uso para enfeitar meu corpo ou me cobrir do frio. Eu, que sou estilista nunca olhei para o lado, “pq não dá tempo né.” Mas agora tudo mudou. É claro que não é possível ser completamente sustentável ou não ser consumista nos dias de hoje , onde a roupa é a primeira coisa a ser escaneada antes que vc se apresente, e a oferta é enooorme. Sem radicalismo, apenas pensar um pouco antes de comprar e o que comprar já fariam uma diferença enorme na vida de muita gente. Ao comprar uma peça , mesmo que mais cara , pense q ela vai durar e prefira aquelas que são resultados de um comercio justo ( onde os produtores e fornecedores são dignamente remunerados ) repense as roupas que vc tem amor , que te seguiram por varias estações sem perder a bossa e apoie as pessoas que trabalham para que o mundo seja melhor e mais justo. Perca a besteira de ter preconceito com brechó, troque roupas com seus amigos…

Fast fashion , fast food, ou o fast lifestyle nunca fez bem a ninguem. Eu apoio a slow fashion , roupas de qualidade, estilistas criativos que não trabalhem como copiadores e empresários responsáveis e adeptos ao comercio justo. É isso o futuro, que agora se faz presente. E lembre se que o mundo te da de volta tudo aquilo que vc da para o mundo. Pense assim ao acordar e veja a vida de uma forma diferente. Não custa tentar.