domingo, 27 de março de 2011

Lágrimas e Sorrisos

Gisele e o Filtro Solar, Genial

Gisele Bündchen – que diz que não faz dieta nem usa hidratante – agora jura de pé junto que também não usa filtro solar. Próxima revelação: pasta de dente é para os fracos.

Gisele diz que não tem babá, que come o que quiser, que não trabalha com condicionador (mas que a ampola da Pantene é show), que não fez rinoplastia, que limpa a própria casa, que faz a própria comida e confecciona a própria roupa. Em dado momento da adolescência, seu nariz – anteriormente protuberante – foi sugado pelo rosto. O mesmo mini-buraco negro suga o filho nas muitas horas em que a top precisa trabalhar. Ou ser flagrada em boates.

Fico intrigada com uma pessoa que é obviamente – sem dizer uma palavra sobre seus hábitos doméstico-faciais – muito superior a qualquer mortal, mas que sempre faz questão de aprofundar essa superioridade, sabe?

No entanto, é justamente essa vontade de humilhar que liga Gisele a todas nós. Ela pode ter uma pele incrível, pode aparecer mais magra do que você era aos quinze anos um dia depois do parto, pode ter todo o dinheiro do mundo, mas na vontade de parecer melhor do que é, na vontade de fazer com que as outras se sintam um lixo, na mentira sobre procedimentos, nisso tudo ela é igual a todo mundo e até pior que as outras modelos, que dizem que o segredo da vida é “água e filtro solar”. Gisele excluiu o filtro solar. Um dia desses exclui a água. A bonita vive da luz que emana do próprio ego. Energia sustentável whiskas sachê etc.

Juliana Cunha

Sentindo Sangue na Garganta

Gente que está sempre doente. Não câncer, não infecção generalizada. Gente que está sempre sentindo a garganta. Que coloca a mãozinha no pomo de adão e engole com sacrifício. Quem faz isso quando está sozinho? Quem encosta a mãozinha no pomo de adão e engole com dor quando está sozinho? Essa coisa de trabalhar sozinha, de almoçar sozinha, de ter morado muitos dois anos absolutamente sozinha desenvolveu em mim um ódio por gestual de grupo. Gestual que se faz pro outro sem ser pro outro. Gente que procura o dinheiro do ônibus de forma espalhafatosa pro cobrador saber que não foi por mal.

Gente que está sempre com cara de dor no corredor da firma. Ou da faculdade. Semestre passado me apareceu uma dessas. Fez trabalho de grupo comigo. Não fez o trabalho. Estava sempre doente. Tinha um tipo de dor de cabeça raro que lhe fez colocar aparelho nos dentes e fazer sessões de massagem com uma fonoaudiologa. Fonoaudiologia, ortodontia. As pessoas sempre me perdem quando citam mais de uma especialidade médica para a mesma queixa.

Não fez o trabalho. Não pediu desculpas por não fazer o trabalho. Não reconheceu que não faria o trabalho. No fim, terminou fazendo um longo discurso sobre sua situação de saúde e o fato de morar longe. Como resposta, sofri uma possessão temporária do exú retirante e expliquei didaticamente que eu vim da Bahia, me sustentava desde os 18, trabalhava, estudava em dois lugares, não tinha faxineira e não era uma patricinha do subúrbio cuja grande tarefa diária consistia em chegar até a USP que ia se fazer de vítima pra mim.

Meu namoradinho da porta da escola tinha leucemia. Eu segurava o soro dele enquanto assistia Malhação. Arruma um câncer, espera meu intervalo e eu seguro seu pote de soro. Se não for assim, fica com sua aspirina, fico com minha bombinha e ninguém dramatiza o fato.

Juliana Cunha

Menino Deus-Menino Theo

Fernanda Isse
Menino Theo um corpo azul-dourado
Um porto alegre é bem mais que um seguro
Na rota das nossas viagens no escuro
Menino Theo, quando tua luz se acenda
A minha voz comporá tua lenda
E por um momento haverá mais futuro do que jamais houve
Mas ouve a nossa harmonia, a eletricidade ligada no dia
Em que brilharias por sobre a cidade
Com o brilho dos teus olhinhos
Radiantes que amamos
Dando sentido aos mundos
E aos corações sentimentos profundos de terna alegria no dia
Do menino Deus
No dia do menino Theo

Poema Para Theo

Diversa Abril de 2011

25 Dicas Por Uma Convivência Mais Elegante

1-Seja atento, curioso, interessado. Nada pior que o ouvinte distraído;
2-Exibir erudição é pedante e antipático. Se você for muito culto, finja ser apenas médio: as pessoas mais cultas que conheço são as mais discretas;
3-Cuidado com o uso de expressões em outras línguas;
4-Evite comentar seus sucessos com quem está em má fase;
5-Um fato comentado entre duas pessoas é uma coisa, mas numa roda tem peso maior. Não chegue ao ponto de preferir perder o amigo à piada;
6-Palavrões. Há quem tenha o dom de dizê-los enquanto que em certas bocas viram palavras de baixo calão mesmo. Um perigo!
7-Nada é mais chato que ouvir uma história pela oitava vez;
8-Não seja radical em suas opiniões. Tenha flexibilidade para mudar, se escutar uma melhor que a sua. Também discorde, pois se todos estiverem de acordo, morre o assunto;
9-Não fique só no eu, eu, eu...
10-Cuidado com o excesso de sinceridade, palavras são navalhas, já diria o Belchior!
11-Lembre-se que seus problemas nunca serão maiores do que os do outro, juro.
12-Jamais questione o preço ou a etiqueta da roupa de alguém;
13-Ao receber um convite, confirme a presença. Valorizar quem nos valoriza, sempre;
14-Evite e ensine aos seus: querer mais destaque e “atenção” do que o necessário só na sua devida hora e devido lugar!
15-Ao cumprimentar, tire os óculos escuros: olho no olho;
16-Telefonemas: após as 22h e antes das 10h, só em casos de extrema urgência! Vale também para contatos comerciais;
17-Trate as pessoas da mesma maneira. Não há comportamento mais detestável e ainda, todos percebem!
18-Não comece a conversa com exaustos “estou trabalhando demais” ou “não dormi nada esta noite”. Poupe os ouvintes;
19-Se você não fuma, não come carne, acredita no poder dos cristais, não faça disso uma profissão de fé;
20-Devolva tudo que pediu emprestado: jóias, sapatos, carro, marido e costureira, não, mil vezes, não peça e nem empreste!
21-Gerundismo: expressões como “vou estar verificando”...é bem cafona!
22-Gosta de grifes?Se elas o fazem feliz, ok. Mas lembre-se, ainda vivemos num país cheio de contrastes.
23-Pegue leve com a vaidade!
24-Procure não julgar pelas aparências: elas enganam, aos que odeiam e aos que amam!
25-Agradeça aos que lhe apóiam, sempre e com exagero!