sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Dinheiro Não É Assunto



Eu estava em uma dessas rodas que se formam por ironia ou por sacanagem mesmo, do destino. Em uma festa, nos formatos bem atuais e requintados, quando me vi rodeada por três homens, dois, maridos de conhecidas, mas que eu nunca tinha visto na vida até então e um velho conhecido, daqueles gente boa, que a gente conhece desde sempre. Pois os dois indivíduos desconhecidos (assim continuam para mim, já explico) começaram a falar sobre questões como renda per capita da cidade em que vivemos, nossa Montenegro de Ontem & Hoje, e o festival de números começou, enquanto o garçom delicadamente nos servia whisky 12 anos “do bom”, do muito bom, em copos maravilhosos...na verdade o único número que me interessou durante todo o desenrolar da palestra que começou a ir um tanto longe demais, a ponto de me deixar atônita com tantos comentários grosseiros sobre “gente que era alguém, hoje está falido!”. Fala-se, nesses momentos a palavra “falido” com um certo ar de comemoração, que nunca consegui compreender e nem pretendo. Falido, palavra que pode ser sinônimo de “caído”, sempre foi proibida de ser pronunciada dentro da minha casa, onde sempre desprezou esse prazer medonho que alguns têm em pronunciá-la, e se salientava que “dinheiro gira rápido demais, o que hoje está em suas mãos, amanhã pode estar nas minhas”.
Com a educação que tive e com o que a vida me ensina,prefiro pensar que dinheiro não é assunto e que na verdade nem existe! muitas vezes é bom, precisar pode ser ruim, gastar pode ser um prazer, encontrar na calçada uma nota de R$5,00 pode ser a solução, ter credores pode ser odioso, deixar metade das compras no supermercado por “problemas no cartão”, pode acontecer com qualquer um. Gente o nadador olímpico Gustavo Borges quase morreu afogado no mar!
Tão pobre é usá-lo como escada, como atributo, ou contar desvantagem, coisa chata.
Porque esses senhores se encontravam em tal festa? Se deviam ter ficado em casa, lendo “O Capital”.
Gente pobre, gente hipócrita.

Um comentário: