sábado, 12 de novembro de 2011

Relações Interpessoais e Organização de Eventos

Fernanda Isse

“Eventos podem ser como situações de guerra, ou jogo de monopólio, já que tendem a ressaltar o melhor e o pior das pessoas.” Fábio Arruda

De todas as disciplinas que trabalhamos no curso Organizador de Eventos, acredito que o norte de todo o processo do curso seja a primeira delas: Relações Interpessoais.
Partindo do princípio de que o profissional da área de organização de eventos atua nos bastidores, palco e platéia do espetáculo que se chama evento, viver intensamente desde o primeiro contato com cliente (olho no briefing!), valorizando e acredite, criando laços fraternais com profissionais técnicos e a harmonia entre os convidados, seu principal alvo.
Costumo definir evento como “vida de exceção”, busca de experiência extra cotidiana, seja ele de natureza corporativa ou institucional, comercial ou de celebração, acontecimentos que envolvem aspirações e expectativas muito fortes entre todos os envolvidos.
Na maioria das vezes, a principal função de um profissional de organização de eventos é tentar, com conhecimento técnico e muita sensibilidade, atenuar e evidenciar cada momento, para que os detalhes do planejamento não influenciem de maneira negativa no “momento espetacular”, o papel aceita tudo. O momento do evento é a situação de maior risco, onde novos elementos e personagens inusitados podem e acabam por aparecer.
A quem os envolvidos irão recorrer? Como lidar com as carências de cada indivíduo e ainda averiguar se a ordem da iluminação está correta, a bebida gelada, a música e a decoração impecáveis?
Um aniversário de primeiro ano de vida, uma confraternização entre colaboradores em uma empresa, um casamento ou um megaevento, guardadas as devidas proporções, necessitam de equipe ou equipes para dar conta de uma seqüência ordenada dos acontecimentos.
O que serve para um pequeno evento servirá para um outro e o que dará qualidade para a festa será a capacidade de orquestrar os envolvidos no oferecimento de um serviço de ótima qualidade. Podemos tomar como exemplos, uma festa de aniversário de criança, uma confraternização de uma empresa, a preparação e a apresentação de uma Escola de Samba ou o show de um popstar. Ambos necessitam de pessoas trabalhando e de uma organização coerente.

Nesse setor, a busca pela coletividade, a confiança e o respeito mútuo alicerçados em uma estrutura horizontal de boa parceira nas relações profissionais são ítens fundamentais para que se alcance o sucesso desejado.
É importante lembrar que tudo ganha mais graça e fica na lembrança de todos quando é feito com carinho, sempre com o objetivo de agradar a quem nos prestigia com sua presença. Creio que possam ser, entre outros, grande missão deste profissional, que além de organizador de eventos poderia também ser chamado com toda a propriedade, realizador de sonhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário